SOEP (2).jpg

SOEP (Serviço de Orientação Educacional e Psicologia)

O SOEP é um setor dentro da escola que acompanha os alunos em suas demandas pedagógicas, comportamentais e emocionais. É responsável pelos atendimentos às famílias com o objetivo de orientá-las em relação ao desenvolvimento de seus filhos.  Atende também os profissionais externos que acompanham os alunos com o objetivo de conhecer melhor o desenvolvimento individual de cada um.
Desenvolve projetos com os alunos do ensino fundamental anos iniciais, anos finais e com o ensino médio. Esses projetos têm como objetivo principal propiciar o desenvolvimento integral do ser humano, formando cidadãos conscientes de seu lugar dentro da sociedade, auxiliando, também, no desenvolvimento das competências socioemocionais.
Dentro da perspectiva da nova BNCC, os alunos devem ser protagonistas de seu próprio desenvolvimento. O ensino tradicional ainda bastante presente nas escolas, necessita de mudanças urgentes para atender às demandas desse ser humano atual que é bastante complexo, sendo necessário criar estratégias de aprendizagem mais flexíveis, criativas e abrangentes.
Uma das estratégias é o desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse processo, os alunos, aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável, dentre outras.
A aprendizagem social e emocional é o processo através do qual cada aluno desenvolve a sua capacidade de integrar o pensamento, a emoção e o comportamento para alcançar e concretizar tarefas sociais importantes. Neste sentido, os alunos desenvolvem competências que lhes permitem reconhecer, expressar e gerir emoções, construir relações saudáveis, estabelecer objetivos positivos, dar resposta a necessidades pessoais e sociais.
Apoiar e orientar os alunos e as famílias, contribuindo para o desenvolvimento da nossa comunidade educativa é o nosso maior objetivo e o nosso maior prazer, pois o sucesso dos nossos alunos é o sucesso do SOEP e o sucesso do CSP-BH.

• receptor-de-telefone

R. Eduardo Pôrto, 488 - Cidade Jardim, Belo Horizonte - MG