Mensagem

" Procuremos não faltar da nossa parte: o próprio Cristo Crucificado vai fazer o resto."
SAMZ

 

Congregação

 

 

Publicações

 
Família Católica - Clique aqui
Portal da Família - Clique aqui

 

 

 

 
 

ENS. FUNDAMENTAL I  / ENS. FUNDAMENTAL II / ENSINO MÉDIO

Agosto/2018

ASSUMA SEU PAPEL DE EDUCADOR...

Todo pai ou mãe é um educador. Mesmo que não saiba disso, você ensina muitas coisas ao seu filho pelo exemplo. Quando você mente – para o filho, ou para outras pessoas na frente do filho –  está ensinando que a mentira é um recurso válido na vida. E de nada vai adiantar dizer ao filho que mentir é errado.

Preste atenção ao que você está ensinando ao seu filho. Que valores está transmitindo com suas atitudes do dia a dia? Muitas habilidades éticas e sociais são aprendidas pelos filhos nessa relação cotidiana com os pais. Coerência entre discurso e prática é fundamental para equilibrar esse aprendizado.

Claro que você, sozinho, não vai conseguir ensinar tudo o que seu filho precisa para se preparar para a vida. Todos nós somos afetados pelo meio em que vivemos. Como lidar com essa influência externa?

FAÇA PARTE DA VIDA DE SEU FILHO...
 

Você, como responsável,  pode influenciar esse grupo. A começar pela escolha e orientação da babá, por exemplo, sobre valores e atitudes que são bem-vindos, e aqueles que você prefere que sejam evitados.

Famílias não são perfeitas, e influências de avós e tios que você não considere tão positiva assim também podem ser contida por meio de conversas com esses parentes.

A personalidade do seu filho é formada durante a infância pela interação entre o temperamento que ele herdou de você e os aprendizados emocionais que ele recebe de todas as pessoas que convivem com ele.

Além dos pais, esses aprendizados são adquiridos também com cuidadores, professores, avós, tios, e o grupo de amigos.

É muito importante que você conheça e conviva com o grupo de amigos de seu filho.

E você pode e deve chamar a atenção de um amiguinho para um comportamento inadequado que ele demonstre, sem medo do que os pais da criança podem achar. Com uma correção desse tipo, você ensina seu filho e também os demais amigos.

Tudo isso vai funcionar ainda melhor se você contar com o apoio da escola.


 

O PAPEL DA ESCOLA...
 

A escola tem uma participação importantíssima na formação da personalidade de nossos filhos. E é fundamental que ela esteja alinhada com os nossos valores e crenças. Ela só vai conseguir preencher esse espaço na formação do seu filho para a vida, porém, se investir no desenvolvimento das habilidades socioemocionais de maneira estruturada. 

Por meio dos jogos de raciocínio e dos métodos metacognitivos, o Programa MenteInovadora promove o desenvolvimento de habilidades:

o    Sociais - cooperação, trabalho em equipe, atuação positiva dentro da regras, comunicação clara e coerente;

o    Emocionais - responsabilidade, confiança, autoavaliação, aprender a ganhar e a perder, lidar com o fracasso e com emoções positivas e negativas;

o    Éticas - respeito ao próximo, aceitação das diferenças, pensar no bem comum;

o    Cognitivas - planejar, tomar decisões, analisar e resolver problemas, pensar de forma criativa.

É esse conjunto de habilidades, desenvolvidas pelo trabalho em equipe de todos os envolvidos, que vai preparar seu filho para a vida. E consequentemente, para o futuro. É esse conjunto de habilidades, desenvolvidas pelo

É esse conjunto de habilidades, desenvolvidas pelo trabalho em equipe de todos os envolvidos, que vai preparar seu filho para a vida. E consequentemente, para o futuro. Qualquer que seja ele. 

 

Nélio sales –Marketing de produto Mind lab