Mensagem

" Procuremos não faltar da nossa parte: o próprio Cristo Crucificado vai fazer o resto."
SAMZ

Congregação

Família Católica - Clique aqui
Portal da Família - Clique aqui

ENS. FUNDAMENTAL I  / ENS. FUNDAMENTAL II / ENSINO MÉDIO

Setembro/2018

Suicídio entre adolescentes e jovens não para de crescer
no Brasil e no mundo

Marina Dias

No final do século XVIII, quando o escritor alemão Goethe lançou Os Sofrimentos do Jovem Werther, em que o personagem principal se mata, a obra foi acusada de causar uma onda de suicídios entre leitores. O efeito contágio que a disseminação de uma notícia do tipo pode causar ficou, então, conhecido como "Efeito Werther". É por isso que casos de suicídio são pouco divulgados pela mídia. No entanto, em tempos de redes sociais, mesmo episódios que não saíram nos jornais ou foram manchete em portais de notícia chegam até nós. É assim, via grupos de pais no WhatsApp, por exemplo, que os belo-horizontinos têm ficado sabendo, cada vez mais, de casos de suicídio entre estudantes na cidade, tanto de colégios quanto de faculdades (nessas últimas, chama a atenção o número de episódios envolvendo alunos de medicina). Também em São Paulo, escolas de prestígio tiveram recentes ocorrências de morte por suicídio - estas, inclusive, noticiadas pela mídia.

Clique aqui e lei o texto na íntegra